28 de julho de 2012

alma gémea

(alma gémea): decerto que o era. o problema é que não entendemos estas palavras. pensamos que uma alma gémea é o par perfeito e isso é o que todos queremos. mas uma verdadeira alma gémea é um espelho, uma pessoa que nos mostra tudo o que nos retém. alguém que faz com que nos centremos em nós para que possamos mudar a vida. uma verdadeira alma gémea é a pessoa mais importante que conhecemos. deita-nos abaixo as defesas e desperta-nos a consciência.
mas viver com uma alma gémea para sempre? (não.) elas entram na nossa vida para nos revelarem uma outra camada de nós mesmos e depois vão-se embora... servem para mostrar os nossos obstáculos e vícios e abrem-nos o coração.
(o problema é quando somos como cães no meio do lixo, lambendo uma lata vazia, sujeitando a ficar com o focinho entalado e estragar a vida. o problema é o medo de ficarmos sozinhos, da nossa morte sem ninguém.) se apagarmos essa obsessão, deixaremos um vazio, uma passagem para o amor sonhado.
(desejamos sempre demais.) temos de aprender a largar as coisas, caso contrário, adoecemos. não voltaremos a ter uma boa noite de sono.
elizabeth gilbert, adaptado




hey.
desculpa se não tens a minha alma. já tive a minha alma gémea. de facto foi ela que me despertou para o amor. que me ensinou que o mar é mais que um oceano. que o amor é mais do que sentimentos. que o sol se põe de manhã, e se levanta à noite: porque de dia a lua ilumina sem ver. como o amor. como o nosso amor. tem a luz mais forte, ganha à velocidade da luz e ainda assim não se vê.
a minha alma foi entregue. para sempre. parece injusto, eu sei. mas mentir-te-ia dizendo o contrário. às vezes temos de parecer injustos para que a vida mostre a verdade. a minha alma gémea nunca deixará de fazer parte da minha vida e talvez seja a única pessoa por quem daria a vida. 

mas existes tu. tens-me o meu coração entregue. talvez não entendas porque não daria a vida por ti. ainda que passe uma ou outra noite acordado a sonhar se adormecer com a minha alma gémea. tal não significa que a amo. ou que te amo menos. roubaste-me o meu coração e eu deixei.
ainda que a minha alma esteja entregue a outra pessoa, o meu coração está entregue a ti. talvez não entendas isso. talvez ninguém perceba. talvez te custe teres o meu coração. mas tens-me todo.  para ti. não julgues por não teres a minha alma é tudo menos. acredita que é tudo mais. tudo tem o seu tempo, cada ampulheta guarda um amor. e a nossa ampulheta é infinita.

por ser sido a minha alma gémea, devo-lhe a alma. mas o coração não. e a alma serve para aprender. o coração serve para viver. para uma vida.

não te preocupes com pormenores. ainda que seja todo por eles. dá-me a mão. vamos viver.
até já. aliás, até sempre.
daniel seabra